sábado, 1 de setembro de 2012

A música Shaabi


O texto foi retirado da Wikipedia inglesa
Shaabi (الشعبي em árabe), também conhecido como chaabi, Sha-bii, ou Sha'bii, refere-se a dois gêneros musicais diferentes no Norte de África:
Marroquina chaabi
Chaabi argelino
Música chaabi é freqüentemente encontrado em casamentos e este estilo é frequentemente associada com festivais. O uso da linguagem popular e da criação de novos ritmos fizeram este estilo um complemento essencial para a dança.
Artistas populares: Hicham Bajit, Jedwane, Daoudi Abdellah, Senhaji, Najat Aâtabou, Hajib
   Chaabi da Argélia (Não deve ser confundida com a Chaabi marroquina).
 Chaabi é uma tradicional música da Argélia, que se tornou popular com El Hadj M'Hamed El Anka.
Originalmente da Casbah, Shaabi apareceu pela primeira vez no final do século 19, inspirado em tradições vocais de música andaluza árabe, (também a casa de música flamenca). Chaabi na Argélia significa simplesmente "povo ou folclore".
Uma canção típica possui traços de lamurias, vocais árabes / berberes, o grupo contra um pano de fundo orquestral de uma dúzia de músicos, com violinos e bandolins túrgidos, indo para uma melodia de piano até as palmas entrando no ritmo da percussão. Embora partes das músicas abordarem temas com Flamenco,(o amor, a perda, o exílio,a amizade e a traição), Chaabi é uma música tradicional e profundamente conservadora e suas letras, muitas vezes levam a  uma forte mensagem moral.
A principio Chaabi era considerado um gênero escandaloso, prosperando a portas fechadas ou em locais específicos chamados "Mahchachat" onde os admiradores deste estilo, tomavam café, chá ou fumavam. No entanto ao final dos anos 1950, tornou-se a música do povo, tocada em casamentos e festas religiosas e El Hajj Muhammad El Anka, "o pai de chaabi" também apelidado de "o Cardeal", El Anka realizou cursos no Conservatório da Argélia dedicou 50 anos de sua vida para Chaabi, e morreu em 1978.
Fonte: Wikpedia.Org tradução: Rubí

Nenhum comentário: